O período de pesca às espécies nativas do Rio Paraná continua até final de outubro. Especialmente a pesca esportiva continua na região de Porto Camargo, Pr.
Esse ano, tem sido um ano muito proveitoso e animador para que ama a pesca esportiva. A coordenação do Campeonato “Gigantes do Paraná” criado em 2021, com o objetivo de preservar as espécies e promover a conscientização e manuseio dos peixes do Rio Paraná e seus afluentes; está otimista quanto ao sucesso do campeonato. O que é muito importante, além da conscientização, os peixes também estão colaborando, os pescadores vão ao rio e conseguem “fisga-los”, se emocionar e se divertir.
E a medida que se aproxima o final da temporada 2023, muda o clima, aumento o volume de água no rio com as chuvas; a água começa a esquentar, daí fica bom para “fisgar” algumas espécies. Como, a piapara, piauçu, dourado, pacu e principalmente o famoso “barbado” que nessa época saem em cardumes.
E quem deseja aproveitar a temporada, precisa agilizar, pois só restam os meses de setembro e outubro, depois vem o período de “defeso”; e daí só em março de 2024.
Aproveite, passando esses dias de frio, a previsão é de calor, água acima de 25%; período em que os peixes se aquecem e saem a procura de alimentos. E você, no lugar certo (Porto Camargo), no melhor momento e com excelentes guias de pesca, pode aproveitar muito bem o final da temporada.
Não esqueça! Hospede-se em um dos hotéis e pousadas do local, contrate um bom guia e pratique a pesca esportiva.
Da redação: Lúcio Freire dos Santos