O que fazer

Opções de lazer não faltam! Com uma incrível beleza natural e a exuberância do Rio Paraná, Porto Camargo tem uma atrativa prainha de água doce, que se forma quando o rio está baixo, diversão garantida e banho de rio em água quentinha, uma delícia para os dias de sol e calor. Confira:

Orla 12

Praia do Meião

Pense em areia fina e branquinha, pensou? Agora já pode senti-la sob seus pés… A Praia do Meião é natural e se formou ao longo dos anos por um processo de sedimentação de partículas.

Ela recebe esse nome pois fica situada bem no meio do leito do Rio Paraná, o acesso se dá por meio de embarcações próprias para transporte dos turistas, e sabe o melhor? São oferecidas várias opções de transporte fluvial a preço acessível, para ir e voltar da praia com comodidade e segurança!

Paredão das Araras

O Paredão das Araras é formado de arenito, e graças às cavidades presentes em sua extensão, muitas aves podem se abrigar e construir seus ninhos.

Para poder contemplar o Paredão, o acesso se dá por meio de embarcações. Não há quem não se encante com sua beleza.

Ilha das Almas

A Ilha das Almas fica em frente ao Paredão das Araras, de onde se tem uma excelente vista dessa formação rochosa e podem-se ouvir os ecos ao gritar em sua direção. Foi graças aos ecos que a ilha ganhou esse nome, uma vez que os indígenas acreditavam que eram as almas que respondiam ao que se falava naquele local.

Uma curiosidade é que em seu interior há uma lagoa com o mesmo nome da ilha, que possui uma extensão de mais de 1 km. É um local de extrema beleza, porém fechado à visitação turística, já que se encontra em espaço de preservação do Parque Nacional de Ilha Grande, e é justamente essa lagoa um espaço de abrigo para muitas espécies da fauna aquática.

Complexo de pontes

O complexo de pontes de Porto Camargo está na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul, ligando esses dois estados. Inaugurada em 2002, a ponte trouxe muito mais que ligação entre eles: Favoreceu a economia, o desenvolvimento e continua até hoje atraindo muitos turistas para a região.

O complexo de pontes corta o famoso “Paranazão”, tendo aproximadamente 16 km, e liga os municípios de Icaraíma-PR e Naviraí-MS.

Orla

Esportes aquáticos

As opções de lazer e desporto, como já foi possível perceber, são muitas. Para os amantes da natação, é o lugar ideal! Há locais com água cristalina, muito favorável a esse esporte, é quase impossível resistir a um mergulho nas águas do Rio Paraná.

Além disso, há quem não desperdice uma oportunidade de pilotar seus barcos, lanchas e jet skis, é muito comum aos finais de semana o fluxo de visitantes e pescadores no rio.

Mas atenção! Vale lembrar que para poder pilotar esses e outros veículos aquáticos são exigidas as devidas permissões das autoridades competentes.

Pesca

Agora juro que não é conversa de pescador, pensa no tamanho dos peixes que essas preciosas águas têm. Muitos pescadores aguardam ansiosamente o período de abertura das pescas, que ocorre após o período de piracema, quando os peixes estão se reproduzindo.

Outro período muito aguardado é o da Tradicional Festa da Pesca de Pacu na beira do Rio Paraná, um evento de pesca esportiva que dura três dias e atrai centenas de turistas e visitantes não só dá região, mas também de Mato Grosso do Sul e até mesmo de outros estados.

São feitos concursos de pesca esportiva com premiações de encher os olhos, sorteios de prêmios aos participantes, sem falar nas apresentações musicais e nas praças de alimentação, afinal, comer um peixinho frito ou assado vendo as belezas naturais de Porto Camargo vai muito bem, não é mesmo?!